“Iu, iu, iu…”

Ficava no ataque. Já naquela época perdera as esperanças de que um dia sua altura excederia os cento e sessenta centímetros. As outras garotas do time enxergavam nessa característica uma grande vantagem. O jogo ela conhecera havia uns três anos, quando mudara de escola. Sua altura permitia agilidade. Apesar de no início ficar entre as últimas a serem escolhidas, podendo sentir nesse ato o desdém na voz de quem apontava para ela, com o tempo   – e algumas horas extras de treino nas noites de sexta –, já se sentia como uma veterana. Não era mais a última a ser escolhida. Mais: era ela quem passara a escalar o time. A prática de esportes tornara-se sua válvula de escape. Levava as outras aulas com facilidade e, para não ganhar fama de CDF, esbaldava-se nos jogos de handball. A fórmula funcionara. Nas partidas, não chegava a ser a mais brilhante, mas também não estava entre as piores. Para ela, isso bastava.

Das aulas do professor de Educação Física – um baixinho que recebera o apelido de Laranja Mecânica, mas que, obviamente, de nada sabia – tirara uma grande conclusão: odiaria para todo o sempre a auto-ajuda. Perdera as contas de quantas vezes ele insistira em provar para ela, por a mais b, que ela tinha tudo para ser uma grande líder. “Você motiva os outros alunos”, dizia. Essas palavras só faziam entediá-la. Ela só queria jogar, suar, correr, ficar descabelada e, de quando em quando, marcar um gol ou outro.

O clímax de sua carreira esportiva se dera em uma tarde ensolarada. Ao marcar um gol, a torcida – que era então composta por todas as salas de seu ano –, comemorara em uníssono:

“Iu, iu, iu, Marília Playmobil”.

O apelido pegou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s