Te conheço mas não

Cheguei na faculdade e dei de cara com um grupinho de sem-conhecidos. Torcendo para que nenhum deles me beijasse e achando que um oi coletivo satisfaria ambas as partes, fui firme na minha investida contra o espaço. Um menino simpático, porém, não se contentou: Depois de um “oi, Marííília!” efusivo, estalou-me um beijo na bochecha. Ok, agora eu teria que cumprimentar um a um. Mais estranho do que topar por aí com pessoas que mal conhecemos é reencontrar aquelas das quais um dia já fomos confidentes. O encontro com um vizinho no ônibus pode ser menos constrangedor do que o aparecimento de um amigo que você não via há um bom tempo. Semi-conhecidos não me causam mais pavor do que pessoas um dia muito próximas que saíram de nossas vidas do nada, levando com elas segredos e partinhas de nós que poucos possuem.

Lá estava ela entre os semi-conhecidos. Há algum tempo não nos falávamos. Antes disso, éramos amigas para sempre, amém. Tive que dar um oi também, meio sem jeito. Enquanto os outros eram semi-conhecidos, ela se transformou, no momento em que saiu da minha vida pela porta dos fundos deixando marcas de barro no capacho, uma semi-desconhecida. Sem saber como me comportar e me sentindo na obrigação de falar algo, apenas disse “tenho um livro seu comigo”, ao que ela respondeu com um “aaah” bem menos empolgado do que o “oi, Marííília!” do menino simpático.

No lugar de risadas e confissões, um vácuo habitado por uma fria distância pareceu ocupar o espaço que havia entre nós. Não possuíamos mais nada em comum, apenas um passado que talvez ambas preferissem esquecer. Uma distância psicológica que a proximidade física não venceu.

* Post publicado originalmente no blog Um pouco de Bossa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s